Como Funciona

O InfoRadar fornece aos leitores um conjunto de informação importante para aferir a credibilidade do conteúdo textual que pretendem consumir e/ou partilhar.
Para cada artigo apresentado, o InfoRadar estima o grau de probabilidade de o mesmo pertencer a cada uma das categorias de (des)informação consideradas neste projeto, sendo o resultado da aplicação de um classificador automático baseado em modelos de "contextual embeddings", treinados com base num corpus criado para o efeito.
Além disso, o InfoRadar apresenta um conjunto de métricas explicativas (ou indicadores) que poderão auxiliar o leitor a aferir a credibilidade do artigo em análise. Os valores de cada uma destas métricas explicativas correspondem aos percentis obtidos para cada artigo face aos valores apresentados para os 5 subconjuntos que representam as diferentes categorias de (des)informação incluídas na nossa coleção de referência. Esses valores devem ser interpretados em função da categoria envolvida.

Submissão do artigo para análise

O leitor poderá submeter diretamente o artigo para avaliação, colando o URL do artigo ou, alternativamente, o texto que pretende analisar na janela à esquerda do InfoRadar.
URL
Caixa de pesquisa de exemplo.
O InfoRadar produz uma ficha com Informação Nutricional, analisando o artigo em duas dimensões distintas, mas complementares: classificação do artigo quanto à sua categoria de (des)informação e apresentação de um conjunto de métricas explicativas que procuram auxiliar o leitor a avaliar o seu conteúdo.
ARTIGO FACE ÀS COLEÇÕES DE REFERÊNCIA
MÉTRICAS EXPLICATIVAS FACE À COLEÇÃO DE
Simples
Análise de exemplo.

Categorias de (des)informação

O artigo em análise é automaticamente classificado pelo InfoRadar em 4 níveis:
  1. baixo
  2. médio-baixo
  3. médio-alto
  4. alto
que representam uma classe de probabilidade de este corresponder a uma das seguintes categorias de (des)informação:

Métricas Explicativas

As métricas explicativas contempladas no InfoRadar resultam de um trabalho de investigação que envolveu a análise e anotação de conteúdos noticiosos por parte de profissionais da comunicação e leitores comuns (ver artigos científicos 1, 2 e 3). Em concreto, os resultados apresentados deverão ajudar o leitor a refletir sobre a credibilidade do conteúdo do artigo que estão a analisar, tendo em consideração os aspetos computados em cada métrica:

Material de referência

Coleções

MINT Corpus

O Corpus MINT (Mainstream and Independent News Text) é constituído por mais de 20.000 artigos, publicados entre 1 de junho de 2020 e 31 de maio de 2021, em 33 plataformas de media convencionais e blogues. Cada um dos documentos que compõem o corpus foi classificado como pertencendo a uma das cinco categorias de (des)informação consideradas. Disponível no GitHub.
CategoriaNº ArtigosNº Fontes
Notícia60009
(Artigo de) Opinião600010
(Artigo de) Entretenimento60006
Sátira10292
(Teoria da) Conspiração12496
Total2027833

Clickbait Dataset

Dataset of news articles for classification into clickbait and non-clickbait. Disponível aqui.

Publicações