Sobre

A plataforma InfoRadar, criada no âmbito do Projeto CONTRAFAKE, procura agilizar a deteção de notícias não credíveis ou falsas (fake news) em língua portuguesa, recorrendo a recursos e estratégias de inteligência artificial, inspirados no princípio de 'informação nutricional' dos textos.

Objetivos

O principal objetivo do InfoRadar é contribuir para o empoderamento dos leitores, fornecendo-lhes um conjunto de indicadores e métricas que lhes permitam analisar a qualidade dos conteúdos noticiosos com que são confrontados e, assim, tomar decisões conscientes e informadas no que se refere ao consumo e partilha desses conteúdos.
Especificamente, a informação apresentada na plataforma deverá permitir ao utilizador analisar o grau de credibilidade dos conteúdos noticiosos com base:
  1. Nas fontes de onde estes foram extraídos;
  2. Num conjunto de indicadores textuais como, por exemplo, o grau de sentimento expresso na notícia, utilizando ferramentas de processamento de língua natural e computação inteligente;
  3. Na similaridade textual e representações contextuais de palavras, que poderão ajudar a determinar a probabilidade de se tratar de uma mesma história (falsa) transposta para um novo contexto.
O InfoRadar contempla ainda o desenvolvimento de um 'plugin' para incorporar num browser, de modo a caracterizar semanticamente esses conteúdos e atribuir graus de confiança a notícias e aos sites de informação que as promovem.

O Projeto CONTRAFAKE

O Projeto CONTRAFAKE é uma iniciativa da Lusa, financiada pelo programa Portugal2020, com a parceria do INESC-ID, CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança e in:know. Este projeto tem por objetivo a agregação de informação e desenvolvimento de recursos computacionais e ferramentas tecnológicas, baseadas em inteligência artificial, para proteção e apoio aos profissionais de comunicação, cidadãos e instituições contra ações de desinformação veiculadas através das redes sociais e de outras fontes de informação digital.